terça-feira, 10 de setembro de 2013

MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL DR. ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO

INSTITUTO MONTES RIBEIRO
MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL DR. ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO
ITAPOÁ (SC) - 09 DE SETEMBRO DE 2013
 
Parabéns ao nosso querido poeta CÉLIO GILBERTO SILVA, o TULIPA NEGRA, e ao escritor Augusto de Abreu!
Célio Gilberto Silva e Catarina Meinchein Silva, ambos colaboradores e associados da AESGF
 
 

 

Augusto de Abreu e escritores homenageados

Augusto de Abreu
 
 

           QUEM FOI ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO?

           Arthur João de Maria Ribeiro: é filho primogênito de Carolina Vaz e Arthur Antunes Ribeiro, nasceu em Ipiranga (PR), no dia 17 de outubro de 1933 e faleceu em Joinville (SC), em 02 de outubro de 2011. Seus últimos 10 anos de vida foram vividos em Itapoá (PR). Grande parte de sua vida viveu em Ponta Grossa (PR) e também em Curitiba (PR).
            Passou sua infância na cidade de Reserva (PR), onde iniciou seus estudos na escola primária. Posteriormente foi estudar na cidade de Castro e Ponta Grossa onde graduou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
            Aos 18 anos, entrou para as Forças Armadas. Permaneceu no Exército por 30 anos, tendo sido agraciado com medalhas tais como o “Passador de Bronze”, o “Passador de Prata” e o “Passador de Ouro”, como reconhecimento pelos bons serviços militares.
Aos 25 anos, casou-se com Neiva Montes. Desta união nasceram: Luiz Arthur, Cecília Izabel, João Arthur, e Maria Consuelo.
            Em 1960, é convidado a participar da diretoria do Clube Princesa dos Campos como “Bibliotecário”. Passou a membro do “Conselho Fiscal” e “Diretor Cultural”, nas gestões seguintes, e vice-presidente, em 1974. Dois anos depois, foi eleito o “50° Presidente do Clube Princesa dos Campos”, tendo permanecido no posto até 1987. Neste mesmo tempo fez parte do “Conselho da Associação de Clubes do Estado do Paraná”, chegando a exercer a Vice-Presidência da entidade. Também fez parte do Rotary Club Ponta Grossa Oeste.
             Em sua trajetória de vida, recebeu várias homenagens, entre elas o prêmio como “Melhor Presidente de Clube Social do Estado do Paraná”, em 79, e o “Certificado de Honra ao Mérito”, oferecido pelo Clube Princesa dos Campos. Recebeu, também, o título de “Cidadão Honorário de Ponta Grossa”. É nome de logradouro no Jardim Itapoá em Ponta Grossa; O principal salão de eventos do Clube Princesa dos Campos, em Pronta Grossa, leva o seu nome.
Em 1982, foi nomeado Presidente da Comissão Municipal de Trânsito de Ponta Grossa e, em 92, foi convidado para ser assessor parlamentar do Deputado Estadual Luiz Carlos Zuk, na Assembleia Legislativa.
             Ele foi o Supervisor Geral dos “23ª Jogos Abertos do Paraná” e um dos grandes incentivadores do “Carnaval de Rua da cidade de Ponta Grossa”. Incentivou, patrocinou, colaborou e promoveu vários movimentos/eventos culturais. Sempre acreditando que a Cultura é o principal alicerce da Educação de qualquer pessoa.
Por seu praticar cultural, por acreditar na Cultura é que se decidiu criar a “Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro” para homenagear mulheres e homens que fazem o nosso mundo melhor, mais culto, mais literato, mais artístico, mais belo e iluminado para se viver.

Foram homenageados: do Distrito Federal: Nídia Cárita dos Santos Andrade; do Estado do Paraná: Maria do Rocio Braga Bevervanso e Rosi Kaminski (Guaratuba); Vitorino Luiz Paese, José Carlos Fernandes, Cristina Jones, Arriete Rangel de Abreu, e Zéca Correia Leite (Curitiba); Jurandir Sidnei A. Ribeiro, e Valfredo Laco Dzázio (Ponta Grossa), Denni Capetta (Paranaguá) e Elizabeth Lemes (Morretes); de Santa Catarina: Antonio Ramos da Silva e Fídias Teles (São Bento do Sul); Terezinha Manczak, e Dorothy Steil (Blumenau); Janira Oliveira Lisboa (Imbituba); Mauro Demarchi (Alfredo Wagner); Célio Gilberto Silva (São José); Valdir Mendes e Augusto de Abreu (Florianópolis); Edgar Miranda (Garuva); e Renato Goldschmidt, Geraldo Weber, Telma Bauer, Ilton Silva, Neusa Lopes e Marli Zambonin (Itapoá).
Neusa Lopes - Nídia Andrade - Rocio Bevervanso - Rosi Mariana Kaminski - Arriete Rangel de Abreu - Joao Arthur Montes Ribeiro - Maria Consuelo Cravo - Jurandir Ribeiro - Denni Capetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário